Docsity
Docsity

Prepare for your exams
Prepare for your exams

Study with the several resources on Docsity


Earn points to download
Earn points to download

Earn points by helping other students or get them with a premium plan


Guidelines and tips
Guidelines and tips

Anatomia do Sistema Tegumentar: Epiderme, Derme e Anexos, Study notes of Histology

Uma descrição detalhada do sistema tegumentar, incluindo a estrutura e funções do epiderme, derme e anexos. O epiderme é a camada mais externa da pele, composta por células epiteliais derivadas do ectoderma, enquanto o derme é o tecido conjuntivo derivado do mesoderma. Os anexos são derivados da epiderme. O epiderme é composto por cinco camadas: basal, espinhosa, granulosa, clara e córnea. Cada camada possui células específicas, como queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans, células de Merkel e células táteis. O documento também discute as funções protegidas, reguladoras e sensoriais dessas células.

Typology: Study notes

2020/2021

Available from 08/25/2021

mirelle-sales-6
mirelle-sales-6 🇬🇧

1 document

1 / 8

Toggle sidebar

This page cannot be seen from the preview

Don't miss anything!

bg1
-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar tudo aquilo que
reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao
organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios
ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, proteção
contra agressões químicas, físicas e biológicas, confere flexibilidade,
elasticidade e rigidez, produção de anexos epidérmicos, regulação de
temperatura. Pode apresentar apenas pelos, como nos mamíferos;
penas, como nas aves e escamas nos peixes.
Epiderme: tecido epitelial derivado do ectoderma
Derme: tecido conjuntivo derivado do mesoderma
Anexos: derivados da epiderme
pf3
pf4
pf5
pf8

Partial preview of the text

Download Anatomia do Sistema Tegumentar: Epiderme, Derme e Anexos and more Study notes Histology in PDF only on Docsity!

Dá-se o nome de tegumento ou sistema tegumentar tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, proteção contra agressões químicas, físicas e biológicas, confere flexibilidade, elasticidade e rigidez, produção de anexos epidérmicos, regulação de temperatura. Pode apresentar apenas pelos, como nos mamíferos; penas, como nas aves e escamas nos peixes. Epiderme: tecido epitelial derivado do ectoderma Derme: tecido conjuntivo derivado do mesoderma Anexos: derivados da epiderme

  • Epiderme: camada mais externa da pele
  • Epitélio estratificado pavimentoso queratinado Tipos de células da epiderme:
  • Queratinócitos São células diferenciadas que compõem o tecido epitelial e invaginações da epiderme para a derme, como é o caso das unhas e cabelos, responsáveis pela produção de queratina. Estas são as células mais comumente encontradas na epiderme, representando 80% das células epidérmicas. Os queratinócitos compõem o epitélio estratificado pavimentoso queratinizado.
  • Camadas desde a membrana basal até a superfície externa – basal, espinhosa, granulosa, clara e córnea

Camada Basal ( ou germinativa) Único estrato de células, em contato direto com a derme, que possui quatro diferentes espécies de células: queratinócitos produtores da queratina, proteína responsável pelo fortalecimento e impermeabilidade da pele; melanócitos, produtores de melanina, pigmento que ao ser fagocitado pelos queratinócitos atribuem cor à pele, além de proteger as células contra os raios solares; células táteis, que conferem a sensibilidade ao tegumento; e células de Langerhans, espécie de fagócitos que englobam bactérias e residuos estranhos, sendo a primeira proteção contra patógenos. Com exceção das células de Langerhans, as células desta camada sofrem mitose constantemente, para repor as células mortas da epiderme.

Camada Córnea Composta por células com núcleos bem reduzidos ou anucleadas. Possui em torno de 30 estratos de células achatadas e mortas, semelhantes a escamas. A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células córneas, achatadas e secas. Este processo é importante para a função protetora da pele. Em média, este processo dura de 26 a 28 dias, após, as células mortas se desprendeme esfoliam, para que células novas das camadas mais profundas as substituam. Assim, a pele encontra- se em constante renovação Camada Lúcida Camada extra presente nas regiões palmoplanteres em que a pele é mais espessa e nos lábios, se situa entre a camada cómea e a granulosa. Esta camada possui células transparentes e achatadas.

  • Em regiões de pele fina, pode faltar camada granulosa e lúcida
  • Pele fina: todo o corpo
  • Pele grossa: palma da mão, planta do pé e algumas articulações
  • Plano nasal e no dorso do animal também possuem pele mais grossa