


Study with the several resources on Docsity
Earn points by helping other students or get them with a premium plan
Prepare for your exams
Study with the several resources on Docsity
Earn points to download
Earn points by helping other students or get them with a premium plan
Community
Ask the community for help and clear up your study doubts
Discover the best universities in your country according to Docsity users
Free resources
Download our free guides on studying techniques, anxiety management strategies, and thesis advice from Docsity tutors
TCC roteiro de apresentação do TCC
Typology: Exams
1 / 4
This page cannot be seen from the preview
Don't miss anything!
A apresentação a seguir consiste em um roteiro para apresentação de trabalho de conclusão de curso. Antes de tudo, é necessário verificar as regras de cada instituição, em razão da ausência de uma padronização obrigatória.
Há várias formas de apresentação oral de um trabalho de conclusão de curso. Propomos uma metodologia que promove a união dos seguintes elementos: coerência, coesão, objetividade e clareza.
A exposição oral de um trabalho de conclusão de curso não deve ser cansativa, por isso, o critério temporal deve ser valorizado. Além disso, o discente deve ser claro, objetivo e, sobretudo, demonstrar domínio do conteúdo de sua proposta de pesquisa.
A apresentação ideal deve ter duração de 12 (doze) a 15 (quinze) minutos. Não é recomendado apresentar em menos de 10 (dez) minutos ou mesmo em mais de 20 (vinte) minutos. Nesse último caso, o aluno deverá requerer a prorrogação do tempo para 20 (vinte) minutos, direcionando-se ao presidente da banca.
Apesar de a prorrogação ser comumente concedida, o discente deve estar preparado para uma resposta negativa, cumprindo o tempo informado anteriormente.
É recomendado treinar a apresentação por várias vezes, cronometrando-a a cada repetição, evitando-se surpresas desagradáveis em relação ao tempo.
O discente deve apresentar uma postura séria, transmitindo confiança e respeito aos membros da banca.
Normalmente, não há um padrão de trajes, salvo quando exigido pela instituição de ensino. Para o curso de Medicina, indica-se a utilização do jaleco.
A apresentação deve ser em pé, salvo quando da necessidade física em realizá-la sentado. Mesmo ao final, deverá o aluno permanecer em pé, aguardando autorização do presidente da banca para que se sente, ou mesmo aguardar alguns instantes.
É importante manter um contato visual apenas com os membros da banca, ainda que haja outro público no local da apresentação. Deve-se evitar, ainda, o deslocamento contínuo pela sala e a utilização de aparelho telefônico ou similar.
Não é de bom tom deixar alimentos ou bebidas na mesa de apoio, salvo água. Nesse caso, é preferível o copo ao invés da garrafa.
Durante a exposição ou arguição, o aluno não deverá apresentar uma postura arrogante ou agressiva.
A exposição ideal do trabalho de conclusão de curso é organizada na seguinte sequência:
A apresentação de cada capítulo deve ser breve, sempre estabelecendo uma relação com o tema central. Não é necessário abordar todo o conteúdo das seções, mas apenas informar o objetivo de cada um deles.
Caso a apresentação seja realizada com o auxílio de datashow, o discente deve escolher slides esquematizados, contendo apenas tópicos e evitando textos longos. O primeiro slide deve conter a
Após autorização do presidente da banca, o discente deve retornar à sala e permanecer em pé, quando, então será divulgada a nota do trabalho de conclusão de curso e possíveis recomendações. Ao receber o resultado, o aluno deverá cumprimentar a banca.
Elaborado pelo Prof. Dr. Luciano Tourinho Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidad de Salamanca – Espanha. Doutor em Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando em Historia Medieval, Moderna, Contemporánea y de America pela Universidad de Salamanca. Doutorando em Estado de Derecho e Gobernanza Global pela Universidad de Salamanca. Mestre em Direito Público - Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Público e em Ciências Criminais pela Faculdade Independente do Nordeste. Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduado em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste. Professor adjunto de Direito Penal na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor de Trabalho de Conclusão de Curso e Métodos de Estudo e de Pesquisa no Curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista. Diretor Geral da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna. Coordenador do Núcleo de Estudos em Direito Contemporâneo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.