Docsity
Docsity

Prepare for your exams
Prepare for your exams

Study with the several resources on Docsity


Earn points to download
Earn points to download

Earn points by helping other students or get them with a premium plan


Guidelines and tips
Guidelines and tips

Introdução à Pensamento de Max Weber: Realidade, Ciência e Ação Social, Essays (university) of Sociology

Max weber é um dos teoricos sociais mais influentes do seculo xx. Neste documento, encontramos uma introdução à sua teoria, onde ele discute a relação entre realidade, ciência e ação social. Weber considera a realidade como infinita e indisponível à compreensão total, sendo necessário abordá-la através de diferentes perspectivas. A ciência, por sua vez, é de extrema importância para weber, pois parte de valores e é um estudo racional. Ele afirma que a ciência não nos dá respostas absolutas, mas apenas estimativas, tendências e possibilidades. Weber também apresenta os quatro tipos de ação social: racional em relação a fins, racional em relação a valores, afetiva e tradicional. As relações sociais, segundo ele, podem ser classificadas em relações sociais comunitárias (baseadas no sentimento) e relações sociais associativas (baseadas na racionalidade).

Typology: Essays (university)

2019/2020

Uploaded on 05/27/2020

sabrina-maise-1
sabrina-maise-1 🇦🇺

1 document

1 / 3

Toggle sidebar

This page cannot be seen from the preview

Don't miss anything!

bg1
FMU
Sabrina Maíse de Jesus Miranda
RA: 7408335
Max Weber
Introdução ao Pensamento Weberiano
São Paulo – SP
2020
pf3

Partial preview of the text

Download Introdução à Pensamento de Max Weber: Realidade, Ciência e Ação Social and more Essays (university) Sociology in PDF only on Docsity!

FMU

Sabrina Maíse de Jesus Miranda RA: 7408335 Max Weber Introdução ao Pensamento Weberiano São Paulo – SP 2020

Realidade e ciência para Weber  A realidade para Weber é infinita, e só posso compreende-la, através de pontos de vista, uns que se aproximam mais da realidade e outros que se distanciam.  A ciência para Weber é de extrema importância, ela parte de valores e é um estudo mais racional possível. A ciência então, não pode nos dizer o que fazer, porque ela nos mostra estimativas, tendências, possibilidades etc. Então, sendo assim, nada é uma verdade absoluta.  Tipo Ideal: “As construções de tipo ideal, fazem parte do método tipológico criado por Max Weber. Ao comparar fenômenos sociais complexos o pesquisador cria tipos e modelos ideais, construídos a partir de aspectos essenciais dos fenômenos. A característica principal do tipo ideal é não existir na realidade, mas servir de modelo para a análise de casos concretos, realmente existentes.” (Dicionário de Sociologia. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/3925623/richard-osborne-dicionario-de-sociologia. Acesso em: 7 abr. 2020). Conceitos Weberianos Max Weber contempla a ação social como uma ação humana que deixa ser guiada pela conduta se outro indivíduo. Na sua obra clássica de 1922, expressa- se a relação de indivíduo e sociedade: A relação social consiste única e exclusivamente – ainda que se trate de formações sociais, como Estado, Igreja, corporação, matrimônio etc. - na probabilidade de que uma forma determinada de conduta social, de caráter recíproco por seu sentido, tenha existido, exista ou possa existir. (WEBER, Max. Economía y sociedad. Bogotá: Fondo de Cultura Econômica, 1977. v. l. p. 22.). Existe quatro tipos de ação social: